Funer?ria

SáBADO, 23 DE FEVEREIRO DE 2019 | |

Princesa Isabel, PB

Portal Cruzaltense no FacebookPortal Cruzaltense no TwitterPortal Cruzaltense no Google PlusFale conosco
Publicado em 25/01/2019 às 16:10:15

Dra. Paula (MDB) lidera com 41,6% primeira enquete sobre disputa pela prefeitura de Cruz Alta em 2020

Sondagem realizada pelo Portal Cruz-Altense aponta o empresário Alberi Costa (PSL) como segundo lugar nas intenções de voto

1529_WhatsApp Image 2019-01-25 at 16.08.27.jpeg

Faltando pouco menos de dois anos para a próxima eleição para a Prefeitura de Cruz Alta, na última quinta-feira (24), o Portal Cruzaltense realizou uma enquete virtual com quatro nomes indicados através de uma sondagem de indicação livre pelos internautas, e acrescentou o nome do atual prefeito, Vilson Roberto. Por se tratar de uma indicação livre, sugestiva, os nomes mencionados podem não concorrer oficialmente no próximo pleito, sendo que, para que isso aconteça, é necessário ter o nome aprovado em convenção partidária no ano de 2020. Deve-se considerar também que outros nomes disputarão a prefeitura de Cruz Alta no próximo ano. 

A seguinte pergunta foi lançada: "Se a eleição fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria para prefeito(a) de Cruz Alta?

Os 967 internautas que participaram da pesquisa usaram as reações do Facebook para registrar seu voto. Veja as intenções de voto em cada indicação: 

  • Dra. Paula (MDB) - 41,6% - 395 votos
  • Alberi Costa (PSL) - 39,9% - 379 votos
  • Luirce Paz (PR) - 13,1% - 125 votos
  • Everlei Martins (PcDoB) - 3,0 % - 29 votos
  • Vilson Roberto (PT) - 2,21% - 21 votos

Confira o perfil de cada indicado.

Dra. Paula 

Paula Rubin Facco Librelotto é natural de Fortaleza dos Valos (RS), casada com Rafael Braga Librelotto, e mãe de um menino. Ingressou no cargo político pelas eleições de 2016 junto ao PMDB, somando 1.448 votos, candidata mais votada na minoritária. Tem formação profissional como Médica Infectologista e concilia as atividades do consultório com a de seu gabinete no legislativo. Paula foi a primeira mulher a ocupar a presidência do Legislativo de Cruz Alta.

Alberi Costa 

Alberi Ricardo Bastos Costa, natural de Cruz Alta, filho de Alberi José Costa e Ana Maria Costa, é empresário. Casado com Carima Thones Costa, é dono da academia Pitbull Ferraço há 18 anos. Foi atleta de powerlifting e conquistou inúmeros títulos (gaúchos, brasileiros, Sul-Americanos, Panamericanos e Mundiais ) sempre levando o nome de Cruz Alta e sendo reconhecido nacionalmente nesse meio. Realizou campeonatos e palestras sobre o esporte nesta cidade e Estado, e apoia vários atletas do município.

Foi homenageado com a maior honraria da cidade, a Medalha Pinheiro Machado. Sua trajetória está citada no Dicionário de Cruz Alta, do historiador Rossano Moroder.

Foi dirigente e carnavalesco da Unidos do Beco e presidente da IZN, duas escolas de samba de Cruz Alta.

Ativista das causas sociais, participou do grupo Revitaliza- Todos pelo Areião, Movimento Fênix, Manifesto Animal, organizou a construção de uma casa para uma família no bairro Progresso, a construção de uma cozinha solidária do projeto Primavera sem Fome, no Jardim Primavera, além de outras ações sociais.

É um dos líderes do grupo Bolsonaro de Cruz Alta, e atualmente preside o PSL municipal.

Luirce Paz 
Luirce Teixeira Paz tem 27 anos de idade, é advogada, escritora e pesquisadora, com sete livros publicados, sendo que o primeiro foi publicado aos seus 11 anos de idade. Fala fluentemente espanhol, inglês e italiano. É graduada em Direito e Relações Internacionais e pós-graduada em Psicologia Forense e Investigação Criminal e em Direito Penal e Processual Penal, Direito Tributário. Luirce também cursou Direito Público em extensão na Universidad di Roma, Itália, onde residiu por seis meses. Ainda é protetora dos animais desde a infância, tornando-se mais ativa na causa nos últimos dez anos. Formada também em ballet clássico, tenta levar a dança para o maior número possível de crianças. Suas bases são a política do cuidado com os animais, jovens, mulheres e todos que precisam de voz. Luirce Paz tem multiplicado suas iniciativas e ações não só nas áreas da causa animal, mas com o desenvolvimento da comunidade, apresentando projetos na área do emprego e renda, educação, saúde, cultura, esporte, lazer e segurança, paz e justiça social. A vereadora é autora de diversos projetos, debatedora dos temas com mais destaques em Cruz Alta e ativa junto aos movimentos sociais. 

Everlei Martins
Everlei Martins, é o atual presidente da Câmara de Vereadores de Cruz Alta, cruz-altense, pedagogo e pós-graduado em Supervisão e Orientação Escolar pela UERGS de Cruz Alta. Começou sua militância política aos 16 anos como Presidente do Grêmio Estudantil da Escola Margarida Pardelhas. Na Universidade foi presidente do Diretório Acadêmico do Curso de Pedagogia. Em 2012 se tornou o primeiro vereador homossexual assumido do interior do Estado. Durante o mandato, exerceu a liderança da oposição e por três vezes presidiu a Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Além disso, é fundador do Grupo Diversidade Cruz Alta e foi indicado duas vezes ao Prêmio Estadual de Direitos Humanos na categoria Defesa dos Direitos da População LGBT. Neste aspecto também recebeu a Medalha Zumbi dos Palmares em função da atuação política em prol da comunidade negra. Em 2016 foi reeleito para o mandato 2017/2020. É autor de projetos na área da Educação, valorização do servidor público, cultura, participação popular, entre outras.

Vilson Roberto 

O atual prefeito Vilson Roberto nasceu no dia 13 de novembro de 1963, em Cruz Alta. Começou a trabalhar pouco antes de completar 14 anos, em um mercado da cidade. Foi eleito três vezes prefeito de Cruz Alta. Passou por outros empregos antes de chegar ao Banco Itaú no município, em 1985, onde atuou primeiro no cargo de escriturário e depois como caixa. A vaga na agência bancária acabaria por mudar sua vida, pois foi a partir dali que ingressou no Sindicato dos Bancários de Cruz Alta e Região.

Atuou como sindicalista desde 1990 até chegar à presidência, em 1994. Durante três mandatos comandou as reivindicações da classe bancária na região. Em 2003, deixou o cargo para se preparar para a campanha à prefeitura, na qual sairia vencedor na eleição do ano seguinte.

Dentro das atividades sindicais, foi um dos organizadores da Central Única dos Trabalhadores (CUT) / Regional Noroeste. Mas a primeira eleição de Vilson, no entanto, foi em 2000, quando se elegeu vereador pelo PT. Ele havia concorrido, sem sucesso, outras duas vezes: a vice-prefeito, em 1988, e a vereador, em 1992.

    

    shel

    Deixe seu comentário