Funer?ria

QUINTA, 15 DE NOVEMBRO DE 2018 | |

Princesa Isabel, PB

Portal Cruzaltense no FacebookPortal Cruzaltense no TwitterPortal Cruzaltense no Google PlusFale conosco
Publicado em 10/09/2018 às 13:18:51

Projeto "Governança com Foco no Empreendedorismo" envolve Governo e entidades

Projeto busca estimular empreendedorismo na cidade

1391_0986.jpg

A Administração Municipal e o Sebrae estão desenvolvendo um projeto que visa impulsionar o empreendedorismo na cidade. É o "Governança com Foco no Empreendedorismo", que trabalha para que o ambiente empreendedor seja tratado como política pública para geração de negócios, emprego e renda. Desde agosto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico está envolvendo diversos entes para Sensibilização da Governança, como representantes da Administração Municipal, Sebrae, ACI, Corede, Unicruz, Emater, Sindicato Rural e da imprensa da cidade.


Na quarta e quinta-feira, dias 5 e 6, representantes da administração e de diversas entidades estiveram reunidos no Parque Integrado de Exposições. Foram dois dias de discussão e oficinas sobre metodologias de incentivo e desenvolvimento do potencial empreendedor. Para André Blos, gerente do Sebrae, a expectativa é preparar um plano de ação. "Nós queremos organizar um plano de trabalho para que todos já tenham funções a desempenhar. Acreditamos que o desenvolvimento do município vem pelo próprio município. Depois da formação, esse grupo será autônomo pra trabalhar em uma governança voltada para o empreendedorismo, estimulando os negócios em Cruz Alta", afirmou André.

O projeto funciona de maneira institucional, para que fique de legado para o município, conforme Emerson de Souza, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico. "A governança e a articulação são necessárias em todos os processos para o crescimento do município. Essa é uma ideia permanente que funciona como uma corrida de revezamento, onde a gente possa institucionalizar um comitê de desenvolvimento do empreendedorismo e a partir disso ir passando o bastão. O processo que está sendo desencadeado é muito relevante para os municípios e comunidades, e nós acreditamos profundamente que vá fazer a diferença e que vá nos ajudar no futuro a planejar os eixos de desenvolvimento que nós desejamos", afirmou Emerson.

O Sebrae escolheu 21 municípios em todo o Rio Grande do Sul para implantar esse programa, e na regional apenas Cruz Alta e Santiago foram contemplados. A iniciativa funciona através da aplicação de uma metodologia para a formação do comitê, onde voluntariamente os integrantes do grupo participaram da capacitação com duração de 3 encontros, com o objetivo de aprimorar e desenvolver habilidades de liderança participativa e por fim criar um plano de ação distribuído em três eixos temáticos Educação Empreendedora, Desburocratização e Simplificação, e Inovação. 

Para o prefeito Vilson Roberto, "O fundamental é que a gente está reunindo várias pessoas e vários segmentos e iniciado uma discussão pra constituir uma ação conjunta pra pensar o desenvolvimento e agir em relação a isso pensando no futuro da nossa cidade. Todo mundo tem responsabilidade, e assim várias entidades e instituições juntas são capazes de fazer a diferença. É um passo importante que a gente está dando nesses dias, mas que terá continuidade futura, buscando outros parceiros, pra que a gente possa ir construindo um olhar único pro futuro da cidade e que vença barreiras políticas e ideológicas e também de interesses que as vezes atrapalham a possibilidade da cidade se desenvolver".

Redação: Danieli Broch,

shel

Deixe seu comentário