Funer?ria

QUINTA, 18 DE OUTUBRO DE 2018 | |

Princesa Isabel, PB

Portal Cruzaltense no FacebookPortal Cruzaltense no TwitterPortal Cruzaltense no Google PlusFale conosco
Publicado em 02/08/2018 às 13:41:08

Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo começa dia 6

Mobilização Nacional acontece dia 18 de agosto

1348_03.jpg

Começa no dia 6 de agosto a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo. O objetivo é manter elevada a cobertura vacinal contra a doença e reintroduzir o vírus selvagem, bem como vacinar menores de 5 anos contra sarampo para manter estado de eliminação desta doença no país.

A campanha, realizada pelo Ministério da Saúde, vai até dia 31 de agosto e tem como público alvo crianças de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias. A Secretaria Municipal de Saúde irá realizar o dia de Mobilização Nacional no dia 18 de agosto.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por quadro de paralisia flácida de início súbito. Atinge em geral membros inferiores, com principal característica flacidez muscular. A transmissão ocorre por contato direto de pessoa a pessoa, pela via fecal-oral, por objetos, alimentos e agua contaminados com fezes de doentes/ portadores ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreção da orofaringe (fala, tosse ou espirro).

Já o sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio se secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema e até 4 dias após.

Os adultos serão imunizados de acordo com a sua situação vacinal. É obrigatória a apresentação de carteira de vacinação. Até 29 anos, a pessoa recebe 2 doses. De 30 a 49 anos, uma dose. Segundo Tamara Lorenzon, todas as ESF's terão vacinas. Nas listadas abaixo, o cronograma será itinerante. Confira o cronograma itinerante da campanha:

DIA

ESF

TURNO

 

SEGUNDA-FEIRA

 

SÃO JOSÉ

PROGRESSO

MANHÃ/TARDE

TARDE

 

TERÇA-FEIRA

 

LIZABEL

ACELINO FLORES

MANHÃ

MANHÃ/TARDE

 

QUARTA-FEIRA

 

DNER

FÁTIMA

ALVORADA

MANHÃ/TARDE

MANHÃ/TARDE

MANHÃ/TARDE

 

QUINTA-FEIRA

 

ROCHA

SANTA TEREZA

MANHÃ

MANHÃ

Redação: Djovana Souza 

shel

Deixe seu comentário