Funer?ria

DOMINGO, 16 DE DEZEMBRO DE 2018 | |

Princesa Isabel, PB

Portal Cruzaltense no FacebookPortal Cruzaltense no TwitterPortal Cruzaltense no Google PlusFale conosco
Publicado em 07/05/2018 às 11:55:49

Escola Municipal é classificada na Conferência Infantojuvenil do Meio Ambiente

EMEF Gabriel Annes da Silva classificou-se na etapa estadual

1086_09753.jpg

O projeto desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental Gabriel Annes da Silva para a 3ª Conferência Infanto Juvenil do Meio Ambiente foi classificado para a fase estadual do concurso em 12° lugar. O trabalho tem como título "Jardins Verticais E Utilização Racional Da Água Por Um Ambiente Mais Sustentável E Harmônico", e será apresentado nos dias 8 e 9 em Porto Alegre pela aluna Suelen Casagrande Gonçalves.

Neste ano, as Escolas de Ensino Fundamental abordaram o tema água para a participação na Conferência. Essa é uma estratégia de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o país visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno, em conformidade com as orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental.

Na Escola Gabriel Annes da Silva, o objetivo do projeto consiste em "criar estruturas de recolhimento de água e espaços verdes como hortas e jardins verticais, bem como construir um mosaico de diferentes materiais de recobrimento que permitem a infiltração da água no solo". Desta forma, a chuva será coletada em cisternas, e reaproveitadas em uma horta que será criada em um espaço ocioso da Escola.

Os trabalhos foram desenvolvidos pelos alunos do 9° ano, que escolheram Suelen para representa-los como delegada na apresentação do projeto. "Para nós é muito gratificante poder realizar tudo isso, ocupar um espaço da escola que estava ocioso e levar o resultado dos nossos esforços adiante", ressalta a aluna.

Conforme a professora Adriana Claudia Schmidt, o trabalho foi elaborado com a parceria da Unicruz. "O Laboratório de Ideias e os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária e Administração, através do professor João Fernando Zamberlan, nos auxiliaram na construção do projeto. Agora a expectativa dos alunos é que o projeto passe pra fase nacional e logo eles já vão colocar a mão na massa pra efetivar aquilo que está no papel", destacou Adriana.

Em Porto Alegre, Suelen estará acompanhada dos representantes na 9° CRE, e participará de dois dias de programação, que envolvem dinâmicas, apresentações e momentos culturais.

 

Redação: Danieli Broch, Jornalista

shel

Deixe seu comentário